quarta-feira, 30 de junho de 2010

HISTORIA ORAL
a HISTORIA ORAL PERMITE A POSSIBILIDADE DE PROPORCIONAR AO ALUNO UMA QUALIDADE DE HISTORIA SIGNIFICATIVA PARA O CONTEXTO ESCOLAR.
SENDO DESTA MANEIRA TORNAR O ALUNO MEMBRO DE SUA PROPRIA HISTORIA,JUSTIFICANDO A TEOLOGIA,ECONOMIA,POLITICA,EDUCAÇÃO E DEMAIS CONCEITOS DA HISTORIA.
O TRABALHO COM A HISTORIA ORAL É UMA METODOLOGIA UE ABRANGE DIVERSAS FONTES SENDO OS ALUNOS O ALVO PRINCIPAL DE PESQUISAS PARA INICIAR A EXPLICAÇÃO.
O EDUCADOR QUE ADOTA COMO METODO DE ESTUDO A HISTORIA ORAL DEVE TER EM MENTE QUE O PLANEJAMENTO DESTE TRABALHO EXIGE OBJETIVOS ESPECIFICOS E DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E ESTRATEGIAS DE ENSINO.
A HISTORIA ORAL NUNCA DEVE SER VISTA COMO O TERMO PRINCIPAL DESTA DIDATICA MAS SIM COMO A INICIAÇÃO ANALOGICA DE ENSINO.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

HISTORIA LOCAL
De acordo com que se estabelece no texto trabalhado em sala de aula é possivel adquirir conceitos para aplicar em series de atuação.
Vindo a desempenhar uma caracteristica importante na turma em que iremos trabalhar.É com essa introdução que citarei os pontos mais importantes que devemos abordar enquanto professores.
-A historia não pode ser trabalhada apenas em ambito escolar,ela se baseia num contexto social,variavel.
-A historia de nossos avós,pais,e ate a nossa historia aquela que presenciamos durante as nossas etapas de vida.
-é importante abordar como campo de trabalho a pesquisa,pois ataves dela não nos restringimos a qualquer fato.
-Não embasar tanto a tradicional historia,ja que o ponto principal de se trabalhar a disciplina é propor uma compreenção maior da atualidade.
-Necessariamente abordar a historia economica,social,politica,cultural,que explicam fatos que ocorrem constantemente.
-Propor um diferencial na construção do saber,com a opinião,com a inclusão do aluno.
São fatores como estes que possibilita o conhecimento do educando para uma inserção melhor a historia de sua localidade.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pontos Turísticos

Museu Erico Verissimo: no local, a casa onde o escritor nasceu, os visitantes podem encontrar manuscritos do escritor, inúmeras fotos, sua máquina de escrever, livros, entre outros objetos. A casa que foi reformada em 2007 e é Patrimônio Histórico do Estado, atualmente é palco para o Projeto Acústico no Museu e recebe a visita de milhares de pessoas anualmente.

Monumento de Nossa Senhora de Fátima: foi inaugurado em 1952 e é popularmente conhecida como “Santinha”. Com um pedestal de 31 metros de altura é hoje o principal ponto turístico da cidade. Pela noite, com ótima iluminação, é possível observar o Monumento de vários bairros do município. No mês de novembro ocorrerá a 58ª edição da Romaria de Fátima que reúne mais de 100 mil pessoas.

Estação Ferroviária: sua inauguração ocorreu em 1894. Hoje, no local, funciona a Estação de Transbordo para produtos agrícolas, combustível, cimento e fertilizantes, saindo trens diariamente para o Porto de Rio Grande e também a Secretaria de Turismo.

Memorial Lenda da Panelinha: conta a história que havia um arroio que se chamava Panelinha, cujas águas serviam para matar a sede dos tropeiros que levavam mercadorias do interior do Rio Grande do Sul para Sorocaba e São Paulo. As índias da região davam de beber aos tropeiros e eles sempre retornavam. A partir disso se consolidou a lenda de “quem bebe a água da fonte sempre volta”.
fonte:www.cruzalta.rs.gov.br
História

Cruz Alta vivenciou os principais momentos políticos, militares, econômicos e religiosos do Rio Grande do Sul. A principal delas tenha sido, talvez, quando a cidade recebeu o Alto Comando Farrapo, durante a Revolução Farroupilha, com a presença de Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi e David Canabarro. O municípios também esteve envolvido direta ou indiretamente em episódios na Guerra do Paraguai, Revolução de 1893 e na Revolução de 1923.

O processo de formação histórica de Cruz Alta, remonta à presença jesuítica no Rio Grande do Sul. Depois de inúmeros tratados políticos, que pautaram na divisão do território pelas nações ibéricas, a alta e marcante cruz erguida por volta de 1698 consolidou-se como importante pouso de tropeiros, marcando de forma indelével o prefácio histórico da futura Cruz Alta.

Com a fundação da vila, autorizada em 1821 e a criação do município em 1833, Cruz Alta constitui-se numa imensa área territorial, cujos limites foram testemunhas e protagonistas dos principais embates da vida dos gaúchos. Esta grande área, abarcava em seus primitivos limites, praticamente uma quinta parte do território rio-grandense e onde modernamente estão 219 municípios do nosso Estado.

O Projeto GenCruz, criado em 2007, pela Secretaria de Cultura do Município resgatou a rica história da genealogia dos municípios originários de Cruz Alta, através de uma linha de descendência que inclui municípios filhos (Passo Fundo – 1857 -, Palmeira das Missões – 1874 - , Santo Ângelo – 1873 -, Santa Maria – 1857 -, entre outros), netos (Soledade – 1875 –, São Luiz Gonzaga – 1884 -, Júlio de Castilhos – 1891-, entre outros), bisnetos, trinetos e tataranetos.

Dados do Município

População: 64.762.

Fundação: 1821.

Aniversário: 18 de Agosto.

Região: Noroeste.

Distância da Capital: 336 quilômetros.

Associação: Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA).

terça-feira, 27 de abril de 2010

O mais importante ponto que precisa ser melhorado quando se trata de justiça social, como prioridade para eliminar todos os problemas que estamos enfrentando hoje em dia em nossa sociedade é a Educação. Todas as pessoas não só em nossa sociedade, mas em todo o planeta não podem ter-lhes negado o direito a um justo e decente nível de ensino e ensino gratuito para cada ser vivente.
Imagine se as pessoas fossem igualmente educadas com um excelente padrão. Em que tipo de sociedade estaríamos todos vivendo? Resposta: Uma sociedade pela qual todos nós ansiamos e para isto, livre de crimes, violência, comportamentos e atitudes injustas, etc. Isto traria benefícios ao mundo e as sementes disto se doariam para educar a todos nós. Lembre-se que uma ação gera uma reação, um bom ato liga a outro e a outro e assim por diante.
A maneira que educamos precisa ser cuidadosamente examinada. Revista para ser interessante, atrativa e divertida para todos os tipos de crianças e adultos, cada qual com suas habilidades, gostos, qualidades e fraquezas. Afinal uma vida feliz é uma vida bem sucedida e normalmente uma vida bem sucedida é uma vida baseada em uma boa educação. Esta é a chave para problemas individuais e também mundiais. Temos uma pesquisa ainda em fase inicial na parte mais pobre da Africa apenas esperando por incentivo à educação. Como resolver a AIDS? Mas por causa de alguns porens , sem oportunidade para serem educados, o mundo todo irá pagar com sofrimento. A educação é a chave para completa compreensão sobre as pessoas, suas ações e do mundo ao seu redor. Se formos educados em um patamar único de qualidade, não teremos mais disputas e desavenças, pois então poderemos entender uns aos outros e as razões que nos levam a dizer e fazer o que fazemos.

fonte:http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1670844-extrema-import%C3%A2ncia-da-educa%C3%A7%C3%A3o/
A historia exige ser trabalhada com questões da atualidade e do passado ,nas series
Iniciais seria mais claro e objetivo trabalhar o estudo do meio,do que vem acontecendo na atualidade e não so as noticias do mundo,mas da comunidade,da escola,da cidade,o primeiro passo seria fazer comentários oportunos e necessários para o conhecimento do educando.Outro método para melhorar a memorização do aluno e fazer trabalhos em equipe,isso as deixara mais atentas as noticias e sem contar na responsabilidade tal tarefa.
Para um melhor interesse serve de estímulos para a criança a atualidade,claro levando em conta a idade do grupo se ao assunto for interessante para eles espontaneamente eles apresentam temas,perguntas,isso acontece por que depois que as crianças descobrirem a atualidade começam a conhecer alguma coisa,de alguns fatos ocorridos e despertam experiências interessantes como debates,observação,etc...
Dessa maneira a criança se aprofunda mais e mais,outro fator importante para essa tarefa importante é fazer com que a criança passe a fazer um intermédio entre o passado e o presente fazendo com que os alunos investiguem o passado com materiais visíveis e os compare com hoje em dia.
Para facilitar a compreensão da historia é necessário que a historia antes dos quatorze anos seja descritiva,pois facilita a criança a compreender os determinados épocas e como viviam.Insistir nos aspectos sociais numa época e deixar os aspectos políticos e jurídicos.
Procurar faze-ló sentir os homens dos estudos como homens de verdade,dar cor aos relatos.
De acordo com essas afirmativas anteriores se torna acessível o ensino de historia nas series iniciais,não traumatizando o aluno mas sim despertando o interesse da disciplina.